Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Tarot >  

O QUE É O TAROT


O Tarot é um baralho constituído por 78 cartas que denominamos de arcanos e estão divididos em dois grupos: 22 símbolos principais denominados arcanos maiores que representam experiências humanas universais e arquetípicas e 56 símbolos secundários denominados de arcanos menores que representam os desdobramentos dessas experiências num plano mais concreto e prático das nossas vidas diárias. Ambos os conjuntos relatam a experiência humana e a caminhada do homem em busca da própria realização...

A palavra Arcano, que significa “segredo”, "mistério”, conduz-nos, juntamente com a palavra Tarot que significa “a estrada”, “o caminho”, ao Conhecimento Superior. Os arcanos reproduzem imagens que pertencem ao acervo mental e emocional da Humanidade conhecido como inconsciente colectivo, por esse motivo a sua mensagem não deve ser interpretada de maneira meramente racional. A prática do Tarot, é acima de tudo um processo de análise que permite, através da observação dos símbolos, a libertação daquilo que todos possuímos – a INTUIÇÃO.”

A fascinante viagem ao mundo do Tarot, corresponde à aprendizagem de   como conversar com o Inconsciente. O Tarot é simbólico e, uma vez compreendido o significado oculto dos seus símbolos, as cartas transformam-se numa espécie de alfabeto que é capaz de um número infinito de combinações, fazendo todas elas sentido.
O Tarot não adivinha o futuro, ele é apenas um oráculo que, baseado na estrutura mental de cada um, reflecte a energia e o estado de espírito envolventes num dado momento. A sua utilização ajuda-nos a estar mais receptivos à sabedoria interior e ao conhecimento secreto.

Os símbolos do Tarot são transposições arquetípicas do nosso comportamento. Todos os aspectos da nossa vida podem ser encontrados nos arcanos de Tarot, basta saber ler este maravilhoso alfabeto mágico.

Nos dias de hoje é comum lidarmos com situações difíceis e confusas para as quais temos de tomar decisões. Nesses momentos pedir um conselho ao Tarot pode ser de extrema utilidade.   Seja qual for o seu problema, vale a pena consultá-lo, pois para além de orientá-lo, este maravilhoso oráculo irá contribuir para desenvolver a autoconsciência.

Quando entramos em contacto com o Tarot , estudando-o ou fazendo uma consulta, passamos a ter um conhecimento mais profundo de   nós próprios, desenvolvemos uma visão mais ampla da vida e compreendemos melhor os acontecimentos que nos rodeiam.
Passamos a escolher com mais sabedoria e   aceitamos com mais facilidade as situações nas quais nos sentimos confusos ou sem escolha.

Sabemos que não podemos adivinhar o futuro ou modificar atitudes das pessoas que nos rodeiam, mas podemos alterar a nossa postura pessoal diante do universo exterior e dessa forma tudo o que vem de fora acaba por ser transformado por nós.
As cartas de Tarot não devem ser analisadas como uma declaração de um destino inevitável, pois todo o ser humano possui livre-arbítrio. Contudo elas retratam sempre como o nosso futuro se desenrola se continuarmos agir de uma determinada forma.

Para além de lhe proporcionar uma compreensão renovada de uma situação quando tem de fazer escolhas, o Tarot também lhe abre os horizontes no que respeita a relacionamentos afectivos, assuntos profissionais e realização financeira.
As cartas são meros espelhos das emoções, medos, complexos e sentimentos que guardamos dentro de nós. Ao fazermos uma consulta de tarot estamos a contemplar o reflexo da nossa alma…

Quando consultamos o Tarot, não devemos rotular os arcanos de positivos ou negativos. Cada arcano deve ser adequado ao padrão energético de cada individuo e a sua interpretação deve evitar uma visão fatalista e determinista. Acontecimentos "negativos ou positivos" analisados em consultas podem por vezes ter consequências contrárias, pois vivemos num "universo em constante mutação".
Nesse sentido, quem determina a interpretação das cartas deve ser o tarólogo e não o Tarot, pois o profissional deve apenas estar "sintonizado" com o seu inconsciente e as forças superiores. O mais importante, quando se lê o Tarot, é conhecer profundamente as representações simbólicas de cada carta e saber interligá-las. Não existem regras pré-definidas para isso, mas sim a sensibilidade e a capacidade de conhecer o "Outro".  

"O propósito do Tarot é servi-lo, não é entravá-lo . Utilize-o, mas sem se tornar dependente dele. Saiba relativizar e conserve o seu livre arbítrio. Evite sentir-se determinado, compelido, pelas mensagens que recebe. Nunca se implique totalmente nas respostas que as cartas lhe dão; considere-as apenas como conselhos amigáveis, como possibilidades de orientação."

“Ao longo dos séculos o Tarot tem sido utilizado para adivinhar o futuro e desvendar verdades ocultas. Durante muitos séculos ele ganhou má reputação, foi desprezado pela Igreja e considerado diabólico. Hoje em dia o Tarot voltou a crescer em termos de popularidade e passou a ser uma ferramenta muito útil em termos de auto-descoberta e desenvolvimento pessoal. Alguns estudiosos do Tarot como C.G.Jung descobriram nos Arcanos do Tarot alguns arquétipos fundamentais da humanidade.”

Conhecemos no nosso dia-a-dia os arquétipos do Tarot como: a ambição do Imperador; a intuição da Papisa; a criatividade da Imperatriz; o amor dos Enamorados; a sabedoria do Papa; a esperança da Estrela etc…Todas as nossas certezas, dúvidas, anseios, experiências e afectos estão relacionados com o simbolismo presente nos arcanos do Tarot.
Desta forma, estudar, trabalhar, meditar e consultar o Tarot permite-nos conhecer melhor a nossa natureza mais íntima…e conhecendo a nossa natureza, dá-mos o primeiro passo para aprimorar as nossas qualidades, corrigir as nossas falhas e ter mais segurança para lidar com os desafios da vida. Com a ajuda do Tarot, libertamo-nos dos   medos, inseguranças e bloqueios   e aprendemos a utilizar de forma mais construtiva as nossas potencialidades… Nesse sentido o Tarot deve ser considerado um instrumento psicológico que nos guia para o auto-conhecimento..."

 
 
© Todos os direitos reservados - Astrologia Miguel Oliveira
/// raulpinadesign webdesign e design gráfico Porto