Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Tarot > Arcanos Menores  

NAIPES DE ESPADAS

O Naipe de Espadas corresponde ao elemento AR, que representa a mente racional, o intelecto, a informação. É um naipe difícil, pois nenhuma das suas cartas, à excepção do Ás, é uma carta fácil.
O naipe de espadas mostra a forma como lidamos com os conflitos interiores e exteriores. Aqui enfrentamos os desafios mais difíceis da vida e confrontamo-nos com os medos, traumas e frustrações. Mostra as lutas do nosso dia-a-dia e como reagimos diante dos nossos adversários.

escolher outro naipe: espadas | ouros | paus | copas

Ás de Espadas

O Ás de espadas mostra o princípio da razão, da lucidez, da verdade, da objectividade, da honestidade e da justiça.
É um arcano de firmeza e determinação, que regra geral, confronta-nos com novos e estimulantes desafios. Devemos analisar a situação de forma inteligente, com a máxima argúcia e determinados em exercer toda a força de carácter para atingir os objectivos.  
Oportunidade de esclarecer alguma coisa, de se distanciar, de examinar criticamente uma situação, oportunidade de chegar a um conhecimento valioso ou a uma decisão.

Força, Triunfo, Solução de Problemas, Análise Crítica, Esclarecimento Racional, Conversa Franca, Lucidez, Verdade, Justiça, Servir-se da lógica e encarar os factos.

Associações com astrologia: Mercúrio/Marte no sentido de esclarecer racionalmente uma situação. Mercúrio/Júpiter como triunfo da razão.


Dois de Espadas

Esta carta pode indicar um período tenso na vida da pessoa. Por vezes anuncia confrontos, ou termos de enfrentar adversários difíceis. Mostra uma fase caracterizada por dúvidas obstinadas e corrosivas que  originam conflitos interiores e incapacidade para tomar decisões. É o arcano que está ligado a desafios e competições  nas quais temos de pôr à prova as nossas forças.

Lutas, Confrontos, Medição de Forças, Desafios, Competição, Concorrência.

Associações com astrologia: Marte em Gémeos no sentido de lutas, desafios e dúvidas interiores


Três de Espadas

Com base na expressão da figura constatamos que a dor, lágrimas e sofrimento fazem parte deste arcano. É notório que a perda de alguém ou uma experiência terrivelmente dolorosa abalou as nossas emoções. No plano sentimental esta carta anuncia muitas vezes um desgosto de amor ou mágoas causadas pelos outros. Numa abordagem mais positiva, pode mostrar a nossa determinação para abandonar (apesar da dor) uma relação que nos influenciava negativamente e nos desgastava a saúde psíquica e emocional.

Reconhecimento doloroso, Decepção, Renúncia, Desgosto de amor, Desilusão, Lágrimas, Descobrir uma verdade dolorosa, Sentir-se abandonado, Ser traído, Ferida, Descrença, Rejeição.

Associações com astrologia: Marte em desarmonia com vénus como expressão de dor e sentimentos feridos.


Quatro de Espadas
O quatro de espadas representa a imobilização, as actividades bloqueadas, o repouso e muitas vezes doença na fase de convalescença. Quando acompanhado de cartas negativas (Enforcado ou torre) pode indicar doenças graves ou operações que  nos põem fora de acção. É um período importante para a pessoa repousar e recuperar forças. Para além da recuperação física, o quatro de espadas também pode indicar um período de recuperação emocional depois de um trauma ou de qualquer tipo de experiência dolorosa.

Paralisação, Pausa obrigatória, Doença, Isolamento, Estagnação, Meditação, Retiro para a solidão. Reservar tempo para si próprio, Recuar e rever a situação, Abrandar o ritmo, Fazer um balanço dos seus objectivos…

Associações com astrologia: Saturno na sexta casa como indício de doença e pausa nas actividades.


Cinco de Espadas

Esta carta está associada a conflitos, confrontações, humilhações, medos e perdas. Mostra uma fase agressiva de pensamentos destrutivos que muitas vezes tem origem num choque de personalidades.  A principal mensagem da carta é que se afaste de uma situação destrutiva que pode levar a uma luta desumana e a uma derrota amarga. Não se consegue muito quando os ânimos estão exaltados. Se no decorrer de um confronto sair vitorioso, deverá pôr em causa aquilo que ganhou, pode muito bem tratar-se de uma vitória inglória e o sentimento de êxito ganhar rapidamente um sabor amargo.

Derrota, Humilhação, Baixeza, Infortúnio, Infâmia, Perda, Sadismo, Destrutividade, Maldade, Impiedade, Medo, Conflito de interesses, Comportamento indigno, Sentir hostilidade.

Associações com astrologia: Marte em desarmonia com Plutão como força destruidora.


Seis de Espadas

Esta carta representa uma viagem (mental ou física). Apesar desta viagem estar acompanhada de incerteza e preocupação, ela mostra uma mudança na qual atingimos novos horizontes e alcançamos uma nova percepção de vida.
No I Ching e na mitologia, a travessia das águas representa sempre um passo do Todo para o Uno. Esta partida para “terra firme” mostra que estamos a deixar para trás o passado e a ir ao encontro de um novo modo de vida, de novas culturas e religiões.
Esta carta avisa para se colocar a cabeça à frente do coração e é fundamentalmente um sinal de desenvolvimento pessoal e de progresso.

Nova perspectiva de vida, Modificação, Viagem mental ou física, Desistir de antigos pontos de vista, Ultrapassar dificuldades, Afastar-se de problemas, Deixar para trás o passado. Os caminhos difíceis para alcançar terra firme.

Associações com astrologia: Mercúrio na nona casa como a busca de novos horizontes.


Sete de Espadas

Esta carta alerta para a desonestidade, os enganos, as traições e a fuga às responsabilidades. Num nível mais inofensivo, pode significar esperteza, manha e o recurso à astúcia para se livrar de uma situação difícil. Este arcano aparece muitas vezes quando alguém se sente culpado pela maneira como lidou com uma situação, talvez por sentir que deixou alguém ficar mal. Há uma ausência de assertividade, onde a pessoa procura esquivar-se de uma situação em vez de enfrentar a realidade..Esta carta convida-nos a fazer uma avaliação aos nossos padrões morais.

Malícia, Furtar-se a uma obrigação, Trapaça, Traição, Esquivar-se a alguma coisa. Roubo, Negócios escuros, Intrigas, Fugir a uma conversa esclarecedora, Infidelidade, Fugir às verdades, Ter um comportamento manipulador.

Associações com astrologia: Mercúrio em aspectos negativos com Neptuno, no sentido de manipulação, impostura e falsidade.


Oito de Espadas

Esta carta mostra que estamos a reprimir uma faceta importante da nossa personalidade. Ela representa a restrição, a limitação, a falta de confiança, a impotência e os medos que nos bloqueiam.
As dificuldades, limitações e proibições que este arcano representa não estão situadas no mundo exterior, eles reflectem os nossos próprios medos e inibições. Sob a influência desta carta é comum ocultarmos certas facetas da personalidade não mostrando o nosso verdadeiro EU aos outros, ora por medo ou falta de confiança. Sentimo-nos incapacitados de agir. Para sair desta situação torna-se necessário recorrer ao poder da objectividade e da clareza de pensamento, deixando para trás os conceitos, ideias e receios aos quais estamos presos.

Inibição, Falta de confiança, Proibição, Renúncia, Limitação, Deixar de viver alguma coisa essencial, Reprimir aspectos importantes da personalidade. Controle dos sentimentos, acanhamento, Restrição, Isolamento. “Estar preso.”

Associações com astrologia: Sol na 12º casa como expressão de inibição interior


Nove de Espadas

Este arcano anuncia um período de medo, ansiedade, angústia, tristeza e profunda preocupação. Mostra os pensamentos obsessivos que são consequência de algo que fizemos e que nos provoca receios, sentimentos de culpa, medos e consciência pesada. O nove de espadas reflecte o medo do abandono e a dor da separação. Pode ser o tormento da solidão ou o medo de perder a pessoa amada. Se alguém chega a este ponto, poderá sofrer de insónia, depressão, ataques de pânico ou paranóia. Para ultrapassar este período é importante redefinir as metas e tomar algumas atitudes para remediar aquilo que nos aflige.

Medo, Preocupações, Remorsos, Pesadelos, Desespero. Arrependimento, Desgosto, Pensamentos dolorosos, Martirizar-se, Tristeza obsessiva.

Associações com astrologia: Saturno Lua como expressão de medo, preocupação e sentimentos de culpa.


Dez de Esapadas

Tal como o arcano maior da Morte, o dez de espadas representa o fim, a despedida, a libertação. Este arcano indica que alguma coisa chegou ao fim, geralmente de uma forma dolorosa. Pode ser o fim de uma etapa importante na nossa vida, ou apenas o término de situações indesejáveis que nos prejudicam. O aspecto positivo desta carta indica que depois do rompimento, dor, perda e libertação dolorosa, a pessoa irá viver um novo ciclo. Esta etapa de renascimento, só pode ter início depois da pessoa se libertar de velhos padrões de comportamento, de dizer adeus ao seu velho “EU”.

Fim intencional, Ponto final, Morte, Demissão, Mudança abrupta de emprego. Fim de um relacionamento, Separação definitiva. Dor. Perda.

Associações com astrologia: Marte oposto a Saturno como dor violenta.


Valete de Espadas

É frequente o valete de espadas representar pessoas com um temperamento agressivo e impulsivo. Gostam de intrigas e arranjam facilmente problemas, seja de propósito ou por inconsciência.
Sob a influência deste arcano encontramos pessoas stressadas que fazem tudo à pressa. É frequente haver muita impaciência o que origina atitudes e  decisões precipitadas. Estas pessoas costumam ser inteligentes, enérgicas e astutas, contudo precisam de aprender a lidar melhor com as sua emoções e impulsos.
Pode representar um jovem adolescente com um temperamento muito difícil.

Oportunidade de esclarecer algo, mas probabilidade de um conflito subsequente. Crítica, Crise, Briga, Discussões, Verdades dolorosas, Agressividade, Impulsividade.

Associações com astrologia: Marte quadratura mercúrio no sentido de conflito e discórdia.


Cavaleiro de Espadas

O cavaleiro de espadas anuncia acontecimentos repentinos e imprevistos onde estão patentes brigas, discórdias e controvérsias. Ele é agressão, ataque, vontade e determinação. São pessoas com muita energia mas que precisam aprender a canalizá-la de forma calma, consciente e construtiva.
 Carismáticos, activos, e intelectualmente capazes, conseguem presuadir quem quer que seja a ver as coisas à sua maneira. Poderá ser um bom aliado, mas só enquanto isso lhe for conveniente. É necessário ter muito  cuidado na forma como nos relacionamos com estas pessoas, pois podemos sair magoados. Pode representar um jovem com uma personalidade agressiva, fria, distante, maldosa, vingativa e disposto ao confronto.

Disposição Séria, Frio, Distante, Agressivo, Vingativo, Maldoso, Crítico, Calculista. Ambiente de trabalho desagradável, Conflitos, Fracassos, Rigor.

Associações com astrologia: Marte /Mercúrio no sentido de racionalidade e disposição para o confronto.


Rainha de Espadas

A Rainha de Espadas representa uma pessoa inteligente, atenta, independente, activa e racional. Ela expressa a nossa capacidade para solucionar os problemas através da razão. Favorece a capacidade criativa e a disposição para o aprendizado. Tradicionalmente a Rainha de Espadas pode representar uma mulher viúva, divorciada, ou alguém que está só há muito tempo e tem dificuldades em relacionar-se emocionalmente com as outras pessoas. Apesar do seu aspecto frio e distante, é muitas vezes uma pessoa frágil, solitária e tímida.

Pessoa justa, sensata, independente, prática. Astúcia, Frontalidade, Realismo, Franqueza, Objectividade, Honestidade, Personalidade forte, Pragmatismo, Mulher fria, controlada, reservada. A mulher que se tornou fria devido às experiências traumatizantes.

Associações com astrologia: Sol em Capricórnio.


Rei de Espadas

O Rei de Espadas representa o lado masculino do elemento ar. Representa um ser justo, lógico, controlado, rígido, inteligente e por vezes severo. Tradicionalmente este arcano representa um homem divorciado, viúvo ou apenas solitário.
O Rei de Espadas convida-nos a abordar qualquer situação de forma prática, inteligente e racional. Profissionalmente é alguém muito dotado e com inúmeras potencialidades: metódico, activo, boa flexibilidade mental, possui o dom da palavra. Embora o Rei de Espadas represente uma excelente pessoa para ter ao nosso lado em termos profissionais ou de amizade, já o mesmo não se pode dizer em termos sentimentais. Tem alguma dificuldade em estruturar relações afectivas e por vezes o seu comportamento é demasiado frio, distante e racional.

Racionalidade, Objectividade, Frontalidade, Justiça, Assertividade, Inteligência, Prudência, Emoções controladas.

Associações com astrologia: Sol em Capricórnio.


  escolher outro naipe: espadas ourospauscopas


 
 
© Todos os direitos reservados - Astrologia Miguel Oliveira
/// raulpinadesign webdesign e design gráfico Porto